segunda-feira, 5 de julho de 2010

JAMAIS DESISTA!!!

TEMA: Provai e Vede que o Senhor é Bom – Salmos 34.

Apesar de todas as tempestades, jamais desisterei, porque o meu alvo é minha salvação __ JESUS. Podem me dizer NÃOS, atirarem pedras, me ignorarem, desprezarem, rejeitarem...que o mundo desabe, mas EU SOU DO SENHOR. Não é aqui minha cidade, estou de passagem. Separarei o joio do trigo. AMAREI MEU DEUS E SENHOR acima de qualquer coisa ou pessoa, porque Ele é fiel e sempre está comigo em qualquer circunstância e me ama como sou.Os que confiam no Senhor são pássaros libertos que não se abalam porque sua FÉ os sustenta, sejam quais terríveis sejam as circusntâncias.
Se alguém não te ama, não te respeita, te ignora, te rejeita, despreza, é indiferente, te faz mal, foi traído...JESUS passou por tudo isso. Ele foi o CORDEIRO SANTO E PURO imolado pro nossos pecados. Deus deu seu único filho pra que fosse oferta de expiação pelas nossas transgressões. E isso aconteceu uma vez só e não mais acontecerá. A ESCOLHA ESTÁ AGORA EM NOSSAS MÃOS. Vida ou morte??? Não há outro tempo. É AQUI E AGORA. Ele só voltará pra recolher os escolhidos.
Vivemos num mundo de violência, onde o AMOR está cada dia mais frio...
Mas DEUS é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Buscai a salvação enquanto há tempo.
By Elcillene Borcard
04-07-2010

Salmos 34
1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
2 Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão.
3 Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
4 Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.
5 Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.
8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
9 Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem
nenhum lhes faltará.
11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
12 Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
13 Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
15 Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
16 O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.
17 Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.
18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.
20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.
21 O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados.
22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.

Antes de entrarmos especificamente no teor deste salmos maravilhoso, escrito por volta de 1012
antes de Cristo, vamos contextualizá-lo para entendermos como e porque foi ele escrito.

Iremos agora meditar na palavra de Deus que se encontra em I Samuel 21: 10 a 15.
10 Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
11 Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se
cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
12 Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei
de Gate.
13 Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das
portas e deixava correr saliva pela barba.
14 Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo
trouxestes a mim?
15 Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de
entrar este na minha casa?

“...eis que estou convosco todos os dias... “
(Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que
para trás ficam e avançando para as
que diante de mim estão, prossigo
para o alvo ..." (Fp 3:13,14).

Antes de entrarmos especificamente no teor deste salmos maravilhoso, escrito por volta de 1012
antes de Cristo, vamos contextualizá-lo para entendermos como e porque foi ele escrito. Iremos
agora meditar na palavra de Deus que se encontra em I Samuel 21: 10 a 15.
10 Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
11 Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se
cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
12 Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei
de Gate.
13 Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das
portas e deixava correr saliva pela barba.
14 Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo
trouxestes a mim?
15 Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de
entrar este na minha casa?
No primeiro versículo deste capítulo 21 de I Samuel veremos que Davi foi a Nobe, lugar próximo a
Jerusalém, a procura de Aimeleque ou Aís, sumo sacerdote, bisneto de Eli e filho de Aitube. Davi
estava fugindo de Saul que o perseguia injustamente e por temor ao Senhor não o enfrentava. Quem
lhe deu a dica de que deveria fugir porque o rei Saul tinha determinado em seu coração feri-lo de
morte foi seu amigo Jonatas, filho do rei Saul.
Então ao chegar em Nobe, mente ao sumo sacerdote quando disse que o rei Saul lhe tinha dado uma
ordem específica. Consegue alimentar-se com o pão sagrado, os pães da proposição que eram
renovados aos sábados e em número de 12, dos quais serviam somente os sacerdotes (Ex 25:30; Lv
24:5-9). Aimeleque tranquiliza Davi dizendo que poderiam comer dos pães se não se tivessem
chegado a mulheres. Também Davi tomou da espada de Golias que estava ali guardada como
memorial no santuário.
O vs 7 nos revela que estava ali detido, talvez por causa de lepra (Lv 14:4, 11, 21) Doegue que
significa tímido que seria posteriormente o carrasco de Nobe, pois a mentira de Davi iria custar a
vida desses sacerdotes de Nobe (I Sm 22:18-19 e ) executados não pela guarda real que se recusou
a cometer este crime, mas pelas mãos do Idumeu, Doegue. A degola foi tão grande que não
pouparam nem animais, nem crianças, nem mulheres. Flávio Josefo diz que eram ao todo 385
pessoas, sendo 85 sacerdotes e 300 familiares! Que barbaridade! Que crueldade! Que diferença
entre o Saul quando ungido rei de Israel e agora rejeitado pelo Senhor.
Para saciar a nossa curiosidade lembramos aos amados irmãos que o Salmo 34 é mais um dos
salmos acrósticos em que cada versículo se inicia com uma letra do alfabeto hebraico que tem 22
letras. A letra, no hebraico, a 8ª, que inicia o versículo que nos escolhemos para nosso tema é o Heth ( ח), numericamente equivale ao 8 (cada letra no hebraico corresponde a um número). O som
corresponde ao som de “ch alemão”. Também cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um
símbolo e o heth representa “tufo” (tu.fo = s. m. 1. Porção de lã aberta. 2. Porção de plantas, flores,
penas etc., juntas. 3. Proeminência, montículo. 4. Saliência formada pelo tecido de um vestuário. –
Dicionário Digital Michaelis UOL).

Outros exemplos: Aleph (boi) , Beit (casa) , Guimel (camelo) , Dalet (porta) , He (grito) , Vav
(Gancho) , Zayin (arma) , Heth (tufo), Thet (cobra) , Yod (mão) , Kaph (palma) , Lamed (laço) ,
Meim (água) , Nun (peixe) , Samech (apoio) , Ayin (olho) , Pei (boca) , Tsadey (gafanhoto) ,
Koph (macaco) , Reish (cabeça) , Sin , Shin (dente) , Tav ou tau (cruz).

Como estávamos falando, Davi, apesar dos pesares, resolve que deve mais do que bendizer e ter o
louvor continuamente entre os seus lábios (vs 1). Do vs 2 até o 10, ele está orando, louvando e se
encorajando a confiar nele.
vs Ação do salmista Promessa Condicionada/Comentário
1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
Não há nenhuma promessa condicionada, prometida.Davi foi certamente visitado pelo Senhor, por isso exulta, conclama, exorta. Nos 3 primeiros versículos ele prepara o ouvinte/leitor para citar os vs 4 a 7. Percebe-se que ele está alegre, feliz, contente e cheio do Espírito Santo. Ele está aqui adorando ao Senhor:
bendizendo, gloriando-se, engrandecendo e exaltando o Senhor.
2 Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão.
3 Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
4 Busquei o SENHOR, e ele me acolheu;livrou-me de todos os meus temores. Davi que se encontrava numa situação complexa, buscou o Senhor e este tanto o acolheu como o livrou de todos os seus temores. A partir de sua experiência e de seu resultado ele exorta a buscarmos ao Senhor em todo o tempo. Ele usa os
verbos: BUSCAR, CONTEMPLAR, CLAMAR. TEMER. Ele estabelece condições e afirma, garante,
os resultados: busque a Deus e você será acolhido e ele te livrará de seus temores; contemple ao Senhor e você será iluminado; clame-o nas aflições e o Senhor te ouvirá e ainda te livrará de todas as suas tribulações; tema ao Senhor, sempre, e ele te livrará, pois o anjo do Senhor acampamse ao nosso redor.
5 Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
7 dos que o temem... O anjo do SENHOR acampa-se ao redor... e os livra então, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
Há no livro de Salmos somente 3 ocorrências do termo “Anjo do Senhor”. Aqui e no Salmos 35: 5 e 6.
8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
Aqui está a essência do Salmo 34. Para mim é a chave, o ponto central e nevrálgico deste lindo salmo inspirado pelo Espírito Santo. O seu verso 8 resume todos os versículos que o antecederam e ainda os
versos 9 e 10. por isso há dois fortes verbos no imperativo: PROVAI! e VEDE! A certeza do salmista, de Davi, é esta: DEUS É BOM! Como eu sei que Deus é bom?
9 Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Este versículo é um reforço do que está no vs 7 que fala de proteção e livramento e neste de provisões e bens que também não faltarão.
10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes
faltará.
Este versículo também é um reforço do versículo 4 que fala da acolhida do Senhor e do livramento de todos os seus temores. Aqui, o reforço enfatiza que bem algum faltará aos que o buscam (nem alimento, nem bem algum, nem acolhida do Senhor, nem livramento de temores, nada faltará aos que o buscam.)

Eu tinha falado que para mim a essência do salmo 34 está no versículo 8 que resume todos os
versículos que o antecederam e ainda os versos 9 e 10. Dois verbos no imperativo: PROVAI e
VEDE! Realmente Deus é muito bom, bem acima do que sonha nossa vã teologia.
Um pedreiro foi chamado para consertar o telhado de nosso templo. Homem experiente, de mais ou
menos 1,65m, uns 70 kg, mas descuidou-se e ao pisar nas telhas em determinado lugar, caiu sem a
mínima chance de conseguir se segurar em qualquer lugar. Simplesmente despencou! A altura do
vão da igreja é de uns 10m de altura. O resultado mais óbvio e esperado é que o mesmo tenha
morrido ou que tenha se arrebentado todinho. No entanto, Deus é bom! Ele apenas quebrou seu
pulso. Em sua queda, caiu exatamente sobre um banco da igreja e o banco suportou seu peso ao ponto de
se flexionar, quebrando e descartando ele no chão, com apenas seu pulso trincado, não quebrado.
Qualquer outro lugar que tivesse caído ou no próprio banco, sem ser em seu assento, seu corpo teria
se arrebentado. Ele caiu na posição certa, no ponto certo do banco, da forma certa. Um milagre!
Estima-se que sua velocidade ao atingir o banco era de 14m/s, ou seja, uns 50 km/h e o seu peso
equivalente a uns 980 kg, quase uma tonelada! Alguns diriam: que coincidência! Mas os crentes no
Deus que criou os céus e a terra diriam: que cristoincidência! Realmente, Deus é muito bom.
Davi, no versículo 8, parece desafiar-nos. É como se o Espírito Santo estivesse nos querendo dizer: -
“olhem, vejam o quanto eu sou bom e ajudo cada um de vocês.

Meu servo Davi estava triste, assustado, sendo perseguido e desesperançado da vida, mas me buscou, clamou por mim, inclinou-se a mim e eu o ajudei. Vocês também podem vir a mim que eu os ajudarei. Provem isso e vejam!”

No versículo 7 e no 9 a ênfase é para o temor do Senhor o qual é prometido livramento com o
socorre de anjos e provisão para os que o possuem. Em minhas pregações anteriores eu tinha
Deus? A intimidade de Deus pertence aos que o temem (Sl 25:14). Você quer ter as promessas de
Deus confirmadas em sua vida? Incline-se ao temor do Senhor (Sl 119:38).
Antes de mergulharmos na análise dos versículos de 11 ao 14, onde o Espírito Santo irá nos ensinar
o que é o temor do Senhor, não podemos deixar de ressaltar a parte “b” do versículo 8, ao qual eu
estou elegendo-o como o principal versículo desse salmo. Diz-nos o verso 8: “Oh! Provai e vede
que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.”.
Bem-aventurado é quem? Aquele que se refugia no Senhor. Algumas versões trazem a palavra
“confia” (Versão Almeida corrigida, revisada e fiel), no lugar de “se refugia”. nele toma refúgio é o homem feliz o senhor é bom como e vede provai.

Sobre a palavra “refúgio”, ou “tomar refúgio”, que apresenta versões como “confiam”: Refugiar-se ou confiar nele têm ambos o mesmo sentido. Primeiramente, o Espírito Santo está a nos ensinar e até a desafiar-nos, como dantes já falamos, a prová-lo e ver, isto é, experimentar, passar pela experiência, comprovar depois disso que em todas as circunstâncias, sejam elas o que forem, que o Senhor é bom e completando a frase em conclusão nos diz: bem-aventurados, felizes, os que nele buscam refúgio ou nele confiam, isto é, não serão jamais decepcionados.

A confiança no Senhor requer uma entrega total e absoluta a Deus de que ele está no controle de
tudo e de todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. Quando confiamos no homem,
mesmo no amigo, poderemos nos decepcionarmos ou nos frustrarmos, mas em Deus, certamente
isso não ocorrerá.

 O “provai” e o “vede” são apelativos, próprios de quem está querendo desafiar,
provocar, instigar a pessoa a fazer aquilo que estamos propondo. A parte “b” do versículo é o
reforço da idéia sugerida na parte “a”, mostrando que serão bem felizes quem acreditar.
E você, acredita que Deus é bom e que são felizes os que nele se refugiam ou nele confiam?
Quem confia no Senhor e tem a sua vida nas mãos de Deus, descansam das preocupações, conforme
prega o Pr. Sabino, das “pré” ocupações, isto é, ocupar-se com algo que ainda nem existe, por isso
que é “pré”. Aprenda a descansar no Senhor, pois ele é o seu refúgio. O que é refúgio se não um esconderijo, um abrigo seguro? O Senhor é o teu abrigo seguro nas tempestades! Aleluias!

Quero ainda ressaltar algo sobre a bondade de Deus, pois afinal de contas, o tema de nossa reflexão
é PROVAI E VEDE QUE O SENHOR É BOM. Provai e vede o quê? Ora, que o Senhor é bom!
Eu gosto de destacar a bondade de Deus e amo falar disso. Eu já disse outras vezes e até já preguei
sobre isso. Que a bondade de Deus é algo tão espetacular que se pudéssemos trazer à existência a
bondade e personificá-la diante de nós de forma que conseguíssemos ver a sua forma e apalpá-la,
nós estaríamos diante do próprio Deus. A sua bondade é a sua pessoa. Eu também sempre gosto de
destacar em sua pessoa duas outras características que abuso de falar e de pregar: a sua soberania
e a sua sabedoria. No entanto, a sua bondade, o seu amor, é algo que mais forte fala ao meu
coração. Deus é bom! Deus é muito bom!
Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi ele narrando em suas páginas de
CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO (ainda estou no volume 1) o episódio em que Moisés está diante de Deus
no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma oração, um pedido, um clamor que só mesmo
uma pessoa do caráter de Moisés poderia ter feito: “hare enima et-kebodeka” (Faça-me ver, por
favor, a sua glória – Ex 33:18).
“Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha
bondade) diante dele. O termo "bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz
ser. "Bom" transmite a idéia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz que fará no contexto de
produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh prosseguiu assegurando a Moisés de que sua
bondade seria exibida através da demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a
sua vontade soberana (Ex 33.19).”2
Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e atrevido. Deus não atendeu plenamente,
pois lhe disse que não poderia ver a sua face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então
concedido vê-lo pelas costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No
entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1) declarações incluídas
em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o
Senhor pactual.
Deus então passou toda a sua bondade diante dele “kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo
bondade revela o que ele é “Bom”. Na análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição
do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu
próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua
qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).”
1. “'el rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não aparece na
forma qual do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e fala de um amor
intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o filho que foi formado no
seu ventre (rehem, raham). A idéia transmitida é a de suavidade, ternura e gentileza
motivadas por uma afeição profunda. A palavra em português "compaixão", derivada do latin
cum (com) passus (particípio passado do verbo significando suportar sofrimento) não
transmite totalmente o que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh,
2 Pág. 408. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO. Groningen, G. V. Ed. Cultura Cristã.
Para melhor entendimento do termo “Bom”, o autor nos remete ao capítulo 2, do mesmo livro.
Recomendo a leitura!

em sua ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e mágoas.
2. wehannûn (um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A idéia é a
de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
3. 'erek 'appîm (literalmente, de fôlego longo). A idéia transmitida é a de paciência. Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
4. werab-hesed (e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido
como benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o de que
Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido, sofredor.”3
5. we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador de
ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e demonstração do
seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o pensamento de verdade;
Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu
povo. Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que
ele faz.
6. noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio,
enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para de
demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a
todos"; ele sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta
bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da fonte da
necessidade, da dor e do sofrimento.
7. nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende
e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn pode ser traduzido como maldade,
corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da pessoa que se afastou de
Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do
pecador. pesa' aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião
contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos informa que Yahweh
estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
8. wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o piel
imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte). Yahweh
absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn (culpado) devido à
transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão demonstradas.

As oito declarações incluídas na auto proclamação de Yahweh indicam que seu amor, graça e
misericórdia por seu povo, declarados nas sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh.
Sua retidão e justiça, no entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em
justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem, fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador e mantenedor do pacto.


Vejamos agora o que nos diz os versos de 11 a 14 onde o Espírito Santo irá nos ensinar o que é o
temor do Senhor:
“11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
12 Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
13 Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
14 Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.”
Antes mesmo de começar o ensino, faz-nos um apelo irresistível e que certamente somente terá
uma resposta, ou melhor três:
- eu amo a vida!
- eu quero longevidade!
- eu quero ver o bem!
Deus é o Deus de compromisso com a vida e não com a morte! Você já reparou que ele colocou em
teu coração a eternidade e que jamais você imagina nem lhe passa pela cabeça que você vai morrer?
É como eu digo (às vezes, tenho de tomar cuidado para não ser mal interpretado): “eu não morro,
quem morre é você!” Calma, muita calma nesta hora, que eu explico: “eu não morro” no sentido de
que não serei jamais testemunha de minha morte com meu corpo físico. Isto é impossível! Logo,
somente poderei testemunhar a morte dos outros, mas jamais a minha própria morte. Então, eu vejo
que as pessoas morrem e concluo daí que eu também passarei por isso, mas eu mesmo não terei
essa experiência, entenderam?
Tem um ditado que diz: “jamais morrerei porque jamais saberei que morri, mas se um dia eu vier a
sabê-lo, então não estou morto, mas vivo” (autor: DDAB). Isso significa que da testemunha é
exigida consciência, mas esta consciência somente está presente nos vivos e não nos que morrem.
Quando Deus colocou no coração do homem a eternidade, ele deu a este homem a sensação de que
jamais ele morrerá. Podem reparar: ninguém imagina que morre ou que morrerá, por isso estamos
sempre fazendo planos para a vida.
Deus é Deus de vida e de amor, nos diz com muita propriedade Gerard Van Groningen quando faz
suas narrativas espetaculares em Criação e Consumação (altamente recomendado: leia e você irá se
deliciar com uma leitura profunda e de um homem que teme ao Senhor). Não está presente nos
planos de Deus a morte, mas a vida, por isso ela é eterna e tudo quanto Deus faz, faz para durar
eternamente, sustentado apenas pela sua palavra e pelo seu poder, pois para ele são todas as
coisas.
Vocês se lembram quando Jesus conversava com os saduceus: “E que os mortos hão de ressuscitar,
Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de
Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos
vivem.” (Lc 20:37,38). Isto mesmo, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para Deus todos
vivem! Aleluias! Eu jamais morrerei! Sempre estarei vivo para a glória de Deus!
Pois bem, todos nós amamos a vida, queremos longevidade e queremos ver o bem. E você? Ama a
vida? Quer longevidade? Quer ver o bem? Então segue o ensino sobre o temor do Senhor:
1. Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente.
2. Aparta-te do mal e pratica o que é bom;
3. Procura a paz e empenha-te por alcançá-la.
Refrear a língua significa dizer que ela precisa ser freada! Isso é importante! Diz o ditado que “os
passarinhos voam nos céus e não podemos impedi-los, mas podemos impedir de que eles façam
ninhos em nossas cabeças”. Antes que a palavra venha a nossa boca, ela transitou pelos nossos céus
e nós podemos enxotá-las.
Apartar-se do mal e praticar o que é bom significa que não basta afastar-se do mal, mas também
exercitar-se na prática do que é bom. Tem gente que pratica o que é bem, mas não se afasta do mal
e tem gente que se afasta do mal, mas não pratica o que é bom e acaba se machucando. Se você
está em situações complexas e que sabe que elas poderão gerar o mal, o melhor caminho, às vezes,
é a fuga.
Por exemplo, tem gente que adora flertar o outro naqueles instantes quase infinitesimais quando
nossos carros se cruzam e os olhares se encontram. Se você é casado ou casada: foge deste vício,
pois poderá ser que em um dado momento desses uma flecha transpasse o teu coração e você ficará
fisgado, como um peixe num anzol. Resultado: queda! Mas eu sou forte... mentira! Fuja do mal! Não
dê a outros a tua honra!

“1 ¶ Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
2 Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3 Porque os lábios da
mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4 Mas o seu
fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
5 Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
6 Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.
7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.
8 Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa;
9 Para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida;
10 Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em
casa alheia;
11 E no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo.
12 E então digas: Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!
13 E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!
14 No meio da congregação e da assembléia foi que eu me achei em quase todo o mal.
15 ¶ Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
16 Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
17 Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19 Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20 E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. 22 Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.
23 Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá.” (Provérbios 5: 1-23)

Procurar a paz e empenhar-se por alcançá-la requer comprometimento e disposição mental pacífica,
mansa. Nas nossas decisões e negócios não devemos provocar o nosso irmão ou trazer-lhe
aborrecimentos simplesmente por não concordarmos com ele. A Bíblia é clara no ensino de que
devemos procurar e nos esforçarmos pela paz. Às vezes, isso é tão difícil e custa o sacrifício de
vidas, mas nosso Deus nos perdoou e nos amou para que com nossos irmãos tenhamos comunhão.
A paz requer unidade de propósitos, principalmente se somos da mesma igreja.

Em seguida, já finalizando o salmo, dos versos de 15 a 22, o salmista nos faz lembrar do cuidado
que o Senhor tem conosco em todos os detalhes. Fala de seus olhos, de seu rosto, de seus ouvidos,
de sua proximidade, de seu livramento, cuidado e resgate. É todo o ser de Deus envolvido conosco
nos dando garantias de cuidado, dedicação e atenção.
Será que restam dúvidas em teu coração da bondade do Senhor? Provai! Este é o desafio que ele
nos faz: vamos prová-lo e não somente aprová-lo, mas comprovar, ver (PROVAR e VER) que o
Senhor é bom. Há uma profecia aqui neste salmos que se aplicou a Cristo e se encontra no vs 20.
“Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da
páscoa a celebrarão.” e “Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum
dos seus ossos será quebrado. “ (Nm 9:12 e Jo 19:36).
“15 Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
16 O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.
17 Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.
18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.
20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.
21 O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados.
22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.”

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