sábado, 31 de julho de 2010

DEPRESSÃO ESPIRITUAL

Muitos cristãos (e talvez até mesmo você que está lendo esse texto), já passaram por algum período de depressão. Refiro-me àqueles períodos em que você se sente profundamente triste, desanimado com tudo, com desejo de chorar o tempo todo e com vontade de ficar deitado na cama durante o dia inteiro. Há um texto no Salmo 42 que relata uma situação semelhante:


(Ao mestre de canto, Salmo didático dos filhos de Corá)
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava.
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus .
A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.
Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.
Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.
Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?
Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.


1 – Esse homem era crente
A primeira pergunta que você pode estar fazendo é: “Será que essa pessoa cria em Deus? Será que ela era crente? Será que essa pessoa era temente a Deus?”. Imagino que essa pergunta seja feita, porque nos dias de hoje muita gente diz que o crente não pode passar por depressão. Há muita gente dizendo que, “se o crente é mais que vencedor”, ele não pode passar por períodos de tristeza; se ele possui relacionamento com Deus, ele não pode passar por isso. Essas pessoas dizem que “crente que é crente” está sempre feliz. Contudo, quando lemos esse salmo, encontramos uma situação diferente. A pessoa que o escreveu era crente. A primeira frase do salmo mostra que o salmista era um filho de Corá. Os coraítas eram da tribo de Levi, designados para estar no templo, cantando os louvores. Portanto, ele era comprometido com a obra. O seu trabalho, 24 horas por dia, sete dias por semana era adorar ao Senhor. Ele não era um pagão, que não estava nem aí para as coisas de Deus.

“Tudo bem”, você pode dizer, “Ele era envolvido com a obra. Mas, isso não diz nada sobre a vida dele com Deus. Há muita gente envolvida com a obra e que não quer nada com Deus. Há muito levita, pastor, missionário, líder de célula que tem uma vida afundada no pecado e não tem qualquer compromisso real”. De fato, esse é um bom questionamento. Nem todo mundo que está envolvido tem um compromisso genuíno com Deus. Entretanto, esse não é o caso do salmista. Ele não somente estava envolvido com a obra, mas também era profundamente comprometido com Deus. Se você ler o salmo, encontrará um homem temente. Em todo o tempo, ele fala e suspira por Deus. O desejo desse homem é se encontrar com o Senhor e estar em sua presença. Ele não está em busca de riquezas, prazeres, festas, imoralidade, viagens internacionais e ou de uma promoção. Ele está em busca de Deus. Ele diz nos vv 1-2: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede (não de fes

Pr. Gustavo Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário