sábado, 31 de julho de 2010

DEPRESSÃO - Como superar???


Como surge a depressão? Quais os sintomas? Você imagina que tem depressão? Se esse fantasma o assusta, a Voz da Profecia garante a você que é possível superá-lo.

A depressão se parece com uma sensação de desapontamento. Parece uma sombra, uma nuvem densa em cima da sua cabeça. Você se levanta cansado e tudo o que faz exige bastante esforço.

Tudo fica mais difícil. Aí você quase não sai, não aceita convites, prefere isolar-se cada vez mais.

Você tenta não entregar-se, procura combater esse gigante, mas volta a sentir um desânimo que suga toda a energia restante.

Parece que uma escuridão o cerca por todos os lados e você começa a descer ao poço sem fundo da depressão.

Os psicólogos afirmam que a depressão aflige a pessoa mais do que qualquer outra doença. E se houver alguma outra enfermidade, tal doença na presença da depressão galopa na direção errada.

A depressão nos ronda muito mais do que imaginamos. Especialmente nas cidades grandes. A selva de concreto se tornou tão cruel conosco, não só pelas ofensas, mas também por nos ignorar e depois nos agredir com o espectro do medo.

Esses dias fiquei surpreendido ao saber que 46% da população de São Paulo já teve algum tipo de atendimento psicológico. O fato mais perturbador segundo os profissionais é que os casos não tratados de depressão atingem números alarmantes.

A depressão pode estar ligada a alguma perda que tivemos. De um parente, a perda do namorado, da auto-estima, a perda de um emprego ou o medo de perdê-lo. Também pode estar ligada a uma reação de desapontamento, uma frustração grave e dolorida. Geralmente são ferimentos emocionais.

Comumente as pessoas estacionam em um clima negativo, descrito pelos especialistas como baixo astral. Elas conseguem viver, mas tudo ao redor fica sombrio e se sentem "pra baixo".

Às vezes foi um insulto, uma rejeição, uma injustiça sofrida, multiplicados pela tristeza e pela raiva.

A chave para a depressão está em nossa reação a ela, nossa atitude para com essas coisas ruins que cruzam nosso caminho.

A depressão se desenvolve no cérebro. Se quisermos atacar de frente a depressão, temos que eliminar hábitos errados de pensar. Isso não é fácil, mas através da graça de Deus se torna possível.

Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza.

O ativo e incansável batalhador do Evangelho, estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles.

Paulo não deixou seus pensamentos afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.

Paulo colocou sua situacão depressiva nas mãos de Deus. Ele apontou seu problema na direção do Céu e quando fez isso, começou a ver a luz iluminando a masmorra fria e insalubre. Ele viu que a graça de Deus podia fazer coisas positivas por ele. Que era capaz de reverter os seus problemas, mágoas e tristezas. E ainda conseguiu escrever estas palavras, que estão registradas em sua carta aos Filipenses:

"As coisas que me aconteceram contribuíram para o progresso do Evangelho". Filipenses 1:12.

"Dou graças ao meu Deus quando me lembro de vós." Filipenses 1:3

"Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos." Fil. 4:4

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Filip 4:13

"Esquecendo-me das coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo." Filipenses 3:13 e 14

Na cela solitária poderia relembrar o passado e abominar o presente, mas resolveu acreditar no futuro. Decidiu ser alegre e agradecer.

Reverteu todo o quadro da depressão e mergulhou nas promessas divinas a ponto sentir-se feliz mesmo ali onde estava.

Conseguiu desfocar o problema pungente, para enaltecer as vitórias do Evangelho: "Com isto me regozijo, disse ele, sim, sempre me regozijarei." Filipenses 1:18

Como então podemos superar a depressão?

Além de procurar um médico, porque depressão é doença, a fé é um elemento fundamental no processo da cura da depressão e muitas vezes o fator decisivo. É preciso confiar em Deus e pensar positivamente.

Um cardiologista chamado para uma emergência, antes de sair indicou uma paciente aos seus assistentes dizendo: "esta moça é portadora de TS."

Como ela não sabia que TS era a sigla da sua doença, imaginou logo que TS era o código das palavras em inglês: Terminal State = estado terminal. Deprimida pensou que seus dias estavam contados e morreu em poucos dias na UTI do hospital.

O reverso também ocorre. Um senhor com o coração enfraquecido, estava em situação gravíssima. Normalmente o coração tem dois sons apenas. Mas este era um caso de falência do músculo cardíaco, e surgiu um terceiro som denominado "ritmo de galope", estágio terminal da doença. O cardiologista disse aos alunos: "agora vocês vão assistir a um bom galope." Mas o incrível aconteceu. O paciente em duas semanas recebeu alta completamente curado.

Ele havia entendido que o bom galope seria a reabilitação que ele teria. Imediatamente quando ouviu a expressão, a esperança estimulou sua mente e o processo de cura e restauração foi iniciado para a sua imensa alegria.

Amigo, mediante a confiança em Deus, você pode superar todos os seus problemas. Inclusive a depressão. E deixar aos cuidados divinos toda e qualquer dificuldade que esteja enfrentando. Deixe suas preocupações e fardos aos cuidados do Salvador Jesus, que disse: "Venham a Mim todos os cansados e oprimidos e Eu os aliviarei." Mateus 11:28

Se você acreditar em Jesus, começará em você o milagre da cura e da restauração.

Causas de depressão:
Circunstancias difíceis
Doença
Situação financeira indesejável
Desemprego
Baixa auto-estima
Cansaço
Falta de esperança
Relacionamentos desfeitos (por exemplo, divórcio)
Conflitos no emprego
Culpa e remorso
Ressentimento e amargura
Opressão do diabo, através de bruxaria, a droga ou comunicação com os mortos
Defeitos de personalidade
Preocupação
Medo do futuro
Uma vida rotina e falta de propósito
Mágoas
Auto-piedade
Desequilíbrio químico ou hormonal


Alguns passos para tomar:

1. O primeiro passo é entrar num relacionamento pessoal com Jesus Cristo e começar uma nova vida com Ele. Depois de ter experimentado o amor de Deus e a ajuda do Espírito Santo, é provável que a depressão se vá embora.

Como entregar a sua vida nas
mãos de Deus.




O primeiro passo é reconhecer que você precisa de Jesus, pois só Ele pode livrar-nos da ira de Deus resultante do nosso pecado e só Ele pode transformar-nos. A sua morte foi o castigo para o seu pecado para que você possa ser livre da punição de Deus. No entanto este dom grátis de perdão precisa ser aceite para valer. Por outras palavras Jesus tem um amor grande para perdoar, mas só aqueles que reconhecem que o precisam beneficiarão. Se você reconhece esta necessidade pode aproximar-se de Jesus Cristo em oração.

Pode falar com Ele assim:

"Ó Deus. É difícil falar contigo e como posso saber quem Tu és? É possível manter um relacionamento com um Deus tão grande, soberano e poderoso? Sinto um grande abismo entre mim e Ti, mas quero aproximar-me de Ti para Te conhecer.

Senhor, Jesus, sei que Tu és Deus verdadeiro e que me amas e queres ser o meu melhor amigo. Sei também que me conheces melhor do que conheço a mim mesmo. Senhor, Jesus, eu venho a Ti. Eu reconheço as minhas falhas e incapacidade de Te agradar. Por isso desejo depositar a minha confiança em Ti. Vem à minha vida, toma conta dela e dá-me um novo rumo e um novo sentido. Peço-Te para me perdoar e me limpar. Obrigado por ter morrido na cruz em meu lugar. Faz-me uma pessoa diferente, como Tu queres que eu seja.

Sei que não posso fazer nada, nem pagar nada, para merecer o teu perdão. O Teu perdão é um dom que só posso receber pela fé.

Eu creio que Tu me ouves e vais responder a esta oração. Ajuda-me entender aquilo que Tu tens para me dizer. Obrigado."

Amem.




Se acabou de orar esta oração com sinceridade, acredite que Deus está a responder. Também é importante compartilhar a sua nova fé com um amigo ou parente. A Bíblia diz: "Se com a sua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10.9)

..........................
O que é que vai acontecer se eu não deixo que Jesus Cristo tome controle da minha vida?

Se não virarmos as costas para as coisas erradas nas nossas vidas, e pedir a Jesus para entrar, tomar controle e transformar-nos, o aviso de Deus é o seguinte:

"Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte." (Apocalipse 21.8)

Jesus quer que todos estejam com Ele nos céus, mas não pode deixar entrar os pecadores, porque Ele é santo. No entanto, as pessoas que têm sido perdoadas e limpas por Ele antes da morte, através de arrependimento e fé no sangue que Jesus derramou na cruz, podem entrar. Falando do céu em Apocalipse, a promessa de Deus é:

"Eu virei muito em breve e trarei comigo a recompensa para dar a cada um segundo as suas obras. ..............Felizes os que lavam os seus vestes no sangue do Cordeiro (Jesus), e que assim têm direito de comer o fruto da árvore da vida e de entrar pelas portas da cidade." (Apocalipse 22.12,14)

Também é lógico que as pessoas que não querem que Deus seja O Senhor das suas vidas agora, não vão querer estar com Ele nos céus para sempre! Os que não querem adorar a Deus por meio de Jesus, e por meio de Ele somente, aqui na terra não poderão passar a eternidade adorando-O no céu, antes passarão a eternidade no inferno.



...........................

2. Reconheça a causa da depressão. Se achar que tem desequilíbrio químico ou hormonal (que acontece às vezes depois do parto ou durante a menopausa), fale com o seu medico.

3. Fale com Jesus sobre os seus problemas e deixe que Ele lhe fale no seu íntimo ou através da leitura da Bíblia.

4. Procure pessoas que conhecem a Jesus e peça-lhes para orar consigo.

5. Peça perdão às pessoas que você tem ofendido e perdoa as pessoas que têm causado mágoas na sua vida.

6. Ore assim: "Senhor Jesus, ajuda-me a mudar as coisas que eu posso mudar, e a aceitar as coisas que não posso mudar, e dá-me o entendimento para saber a diferença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário