segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Não tenhais parte com as obras do maligno


“Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras”. (II João, 1:10-11).
A Palavra ensinada pelo apóstolo João, na sua segunda Epístola (1:10-11), esclarece muitas fontes de aborrecimentos que abatem os crentes em Cristo. Estamos habituados a conviver com todo tipo de pessoas. Não selecionamos nossos amigos, nem os que convivem em nossas casas, ou com nossos filhos. Misturar tudo num mesmo “caldeirão” é a política da modernidade. E nós nos sujeitamos a tudo e a todos, como se tal coisa fosse muito normal.
João nos diz que se alguém vier até nós e não tiver vida cristã, não devemos recebê-lo em casa e nem mesmo devemos saudá-lo. Então, como viveremos, sendo que a todo instante recebemos pessoas em nossas casas e temos que saudá-las; mesmo que seja por educação? E como saber se alguém é ou não uma pessoa cristã?
É preciso recorrer ao bom-senso. João fala contra a intimidade, quer dizer, aconselha-nos a não desenvolver amizades e relacionamentos íntimos com pessoas do mundo. Não saudar alguém, trata-se de um conselho muito severo, mas o que deseja ensinar, é que a verdadeira saudação é dada apenas a quem é de nossa intimidade. E não há intimidade sem comunhão com o Filho de Deus.
Há crentes que vivem sem qualquer vigilância e com isso, atraem para si muitas dores de cabeça. Sem agirmos com radicalismos, é preciso começar a observar se as pessoas com quem nos relacionamos, não estão trazendo para dentro da nossa casa, ou para nossa vida mental, a perturbação; coisas que não servem para construir. A mente, ou espírito, é uma terra fértil onde se produz rapidamente o que é semeado.
Nada de ter amizades mundanas. Mulheres crentes, não tenham laços com mulheres levianas; que vivem em prostituição, em vida solta. Homens crentes, não tenham laços com homens beberrões, adúlteros, mentirosos e soberbos. O maligno pode se aproximar de você por meio de homens ou mulheres com quem tem comunhão. Cuidemos das nossas vidas e das nossas casas, evitando laços de proximidade com pessoas estranhas a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. AMÉM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário