sábado, 21 de agosto de 2010

CONSTRUINDO BASES FORTES PRA UMA VIDA PLENA E DE ÊXITO

Pr. Vinícius Corrêa

6Neemias 4 / 6. 3a

“Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei parar…” (Nm 6. 3a)

A história bíblica, nos textos descritos acima, relata a vida de um homem chamado Neemias, cujo signifado é: o Senhor tem compaixão. Este nome era comum entre o povo de sua época e expressava louvor ao Senhor por sua misericórdia. Três personagens do Antigo Testamento tiveram esse nome.

Neemias era maioral da metade do distrito de Bete-Zur, filho de Hacalias, irmão de Hanani e copeiro do rei persa Artaxerxes I. Foi comissionado pelo rei para restaurar as muralhas de Jerusalém e foi nomeado governador de Jerusalém.

Neemias em sua dedicação, obediência e empenho na reconstrução dos muros de Jerusalém, deixa um legado seguido de grandes ensinamentos que gostaria de destacar e alimentar sua fé.



Como erguer nossas muralhas (vida pessoal, familiar e espiritual)?

1 – Começar a obra (Ne 1. 4) – Oração e Jejum

- ao saber que seu povo estava em ruínas, Neemias chora, ora e jejua. Estes são sinais de busca pelo Senhor e esta busca gera intimidade com Ele. “Somente os que possuem intimidade com o Senhor são sensíveis a Ele”.

2 – Estudo da palavra (Ne 1. 8-9)

- podem até zombar, mas, se estivermos na Palavra, teremos bom êxito.

3 – Tapar as brechas (Ne 4. 7)

- não há como erguer muralhas em nossas vidas sem antes taparmos as brechas. Ao taparmos as brechas, não podemos parar mais a obra, ela deve ser contínua e crescente. “Estou fazendo grande obra e não posso parar…”

4 – Não temer o inferno (Ne 4. 7-8)

- Sambalate e seus comparsas (Tobias e Gesém) usados por satanás, tentaram parar a obra por diversas vezes através de zombarias e ameaças. Não tendo êxito, partiu para táticas de guerra. Neemias ora e toma providências. Pede proteção ao Senhor e reforça a segurança. “A fé não descarta a vigilância”.

Em meio aos ataques, cuidado com as distrações (Ne 6. 2)

5 – Mantendo as muralhas de pé!

- depois de 52 dias de muita luta, o muro ficou pronto. Chegou o momento de dar crescimento espiritual ao povo que trabalhou na obra. Sob o comando do escriba e sacerdote Esdras, a palavra começou a ser passada e ensinada ao povo. “Não basta ter muralhas, é necessário o crescimento espiritual para gerar intimidade e estrutura cada vez mais forte. É necessário: UNÇÃO!”

Conclusão

Em nossa caminhada cristã, precisamos ter bases que sustentem nossa vida pessoal, familiar e espiritual. Os pontos destacados acima podem ser aplicados em todos esses níveis, e se forem aplicadas com diligência teremos êxito e seremos vitoriosos em Cristo Jesus.

Que o Senhor te fortaleça e te faça mais que vencedor em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário