terça-feira, 9 de novembro de 2010

SONHANDO OS SONHOS DE DEUS

Mateus 1.20; 2.13, 19-20, 22

SONHOS
Percebemos que sonhar é necessário, mas é preciso colocar nossos sonhos diante de Deus, de entender que em Deus podemos sonhar, que 2011 possa ser um ano de sonhar de uma maneira nova e especial.

Temos na Palavra vários exemplos de pessoas que sonharam.
- Jacó, em sua experiência com Deus, "Um Sonho Inspirador";
- José do Egito, e aprendemos como é "A Trajetória de Um Sonhador";
- rei Salomão, que teve "Um Sonho Lindo".
- José de Nazaré, esposo de Maria e tutor de Jesus, o filho de Deus, o verbo que se fez carne e habitou entre nós (João 1.14).

José de Nazaré sonhou os sonhos de Deus. Nos versículos, encontramos as expressões: "em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor" (Mateus 1.20 - NVI); "eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos" (Mateus 2.13 - NVI); "eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito" (Mateus 2.19 - NVI), e "mas avisado em sonhos, por divina revelação" (Mateus 2.22 - NVI).

A palavra anjo é uma tradução da palavra grega que significa mensageiro, anjos de Deus.

Bouttier diz que a aparição de um anjo do Senhor é sempre sinal da intervenção direta de Deus na vida humana. (Vocabulário Bíblico - ALLMEN)

Por que escreverei aqui sobre a vida de José de Nazaré?
Um anjo do Senhor apareceu à ele, levando-o a sonhar os sonhos de Deus, por isso, o tema é "Sonhando os Sonhos de Deus".

Pergunta chave: O que temos que fazer para sonharmos os sonhos de Deus em 2011???

 I - Temos que sonhar sem medo (v.20)
 Sempre que fazemos a leitura anual da Bíblia, nos deparamos com inúmeros acontecimentos. Histórias e pessoas que viveram em épocas diferentes da nossa, mas que enfrentaram situações parecidas com as que nós enfrentamos. Que andaram com Deus, que tiveram sua experiência com o Senhor e que de alguma forma foram usadas por ele. Uma dessas pessoas é José de Nazaré, porém, algo lhe é peculiar: ele tem uma participação limitada, porém, fundamental no ministério de Jesus de resgatar a humanidade (v.21). José era um homem simples, um carpinteiro (Mateus 13.55), mas de tradição familiar, era filho de Davi (v.20 a), descendente de um dos maiores reis de Israel. Ao lermos Mateus 1.18-24, percebemos que José, como todo jovem, tinha o desejo de constituir família. Havia uma moça chamada Maria que estava prometida para ele (v.18), porém ele descobriu que ela estava grávida, sem que tivesse nenhum contato físico com ela, José ponderou em desistir de seu casamento (v.19). O que lhe levou a pensar desta forma? José de Nazaré estava com medo de ser difamado, de casar-se com uma moça desonrada para os padrões da sociedade, de ser infeliz e de começar um casamento de maneira errada. Quando afirmamos que para sonhar os sonhos de Deus temos que sonhar sem medo, é porque o medo nos impede de visualizar o que está a nossa frente, nos enfraquece, nos leva a desistir, distorcer a realidade, a desanimar e não querer mais os sonhos de Deus para as nossas vidas. Um exemplo claro são os doze espias que foram enviados por Moisés para sondar a terra prometida (o sonho de Deus) e ao verem os gigantes e a força do povo inimigo eles temeram (Números 13.1-3; 25-33; 14.1-4). Os únicos que sonharam os sonhos de Deus foram Josué e Calebe, porque eles não tiveram medo (Números 14.7-9). Medo? Temos que excluir essa palavra do nosso vocabulário, pois como o anjo do Senhor disse a José de Nazaré no v.20: "não tema", Deus continua nos dizendo isso hoje. Talvez o nosso medo não seja o mesmo que José sentiu, mas independente de qual origem ou motivo, temos que rejeitar esse sentimento, pois o próprio Deus está nos dizendo em Isaías 41.10 "não temas, pois sou o teu Deus"; em Isaías 43.1"não temas, pois eu te remi"; em Isaías 43.5"não temas, pois eu sou contigo". Onde Jesus está o medo desaparece. "No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo" (1João 4.18 - NVI)


Nota: a expressão não tema aparece 365 vezes na Bíblia, portanto, chego à conclusão que Deus nos envia a seguinte menssagem: NÃO TEMA em nenhum dia sequer, pois ESTOU CONTIGO.

. II - Temos que obedecer a direção de Deus (v.24)
Deus fala aos nossos corações através das pregações e de sua palavra.. Entendemos que está claro em que sentido buscaremos a concretização dos sonhos de Deus para nós. José de Nazaré, para sonhar os sonhos de Deus, obedeceu à direção recebida através do anjo do Senhor. Se atentarmos ao v.24, ele obedeceu ao que lhe havia sido revelado "ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria como sua esposa", também em Mateus 2.14, ele obedeceu e desceu para o Egito; o mesmo aconteceu no v.21 e v.23, quando retornou para Israel e depois seguiu para a Galiléia. Saber a direção de Deus, seu plano, seu propósito é importantíssimo, porém, temos que obedecer. Não vemos em nenhum momento José de Nazaré perguntando porque ele deveria obedecer. O que vemos é sua submissão a Deus, uma postura importante na vida cristã. "Portanto, obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno" (Deuteronômio 27.10). José de Nazaré obedeceu à direção de Deus, mesmo que aos olhos humanos fosse loucura, mesmo que isso lhe trouxesse conseqüências desastrosas. Deus lhe deu a direção de casar-se com Maria e assumir a paternidade de Jesus, o qual era obra do Espírito Santo, e ele assim o fez. Quando Deus lhe deu a direção de descer ao Egito, ele foi; quando Deus lhe mandou voltar para Israel, ele obedeceu; quando Deus lhe direcionou a ir para Galiléia, ele foi. E nós, estamos sendo obedientes aos propósitos de Deus? Se não estivermos, com certeza somente Jesus pode nos ajudar. Em  Romanos 5.19, Paulo diz que pela obediência de um, muitos se tornarão justos. Justo é aquele que obedece a Deus. Na realidade quando andamos com Jesus, somos pela graça de Deus, levados a cultivar uma vida de obediência, pois Jesus foi obediente à direção de Deus até a morte e morte de cruz (Filipenses 2.8). José de Nazaré obedeceu, por isso, lembre-se: só dê um passo se a nuvem de Deus se levantar, e se ela não se levantar fique esperando em obediência a direção de Deus (Êxodo 40.36-37).

III- Temos que confiar em Deus, que realiza nossos sonhos (vv.22-23)
José confiava em Deus. Preste bem atenção nisso! Passar por tudo o que ele passou, enfrentar tudo o que ele enfrentou, somente confiando em Deus. É o que a Palavra nos ensina, "os que confiam no Senhor são como o monte Sião que não se abalam, mas permanece para sempre" (Salmo 125.1). Talvez você esteja  lendo esta mensagem e pensando consigo mesmo: " Já faz tempo que eu estou esperando em Deus, já estou chegando à conclusão de que Deus se esqueceu dos meus sonhos, das suas promessas, das suas profecias". Se lermos atentamente os vv.22-23, perceberemos que por orientação de Deus, José juntamente com sua esposa Maria e seu filho Jesus, foram para Galiléia e lá (v.23) cumpriu-se o que fora dito pelos profetas (Isaías 11.1). Antes de Maria sonhar em ser mãe, antes de José sonhar em assumir a paternidade do filho de Deus, de passar por tudo o que ele passou, antes do evangelista Mateus escrever que o que os profetas haviam profetizado se cumprira, Deus havia sonhado esses acontecimentos. Por isso, quando nós sonhamos é apenas um sonho, mas quando Deus sonha é o sonho. Confiar que Deus vai cumprir os sonhos reservados para nós é a chave para a realização desses sonhos. Há um cântico escrito por Ludmila Ferber chamado Sonhos de Deus, que em um trecho tem a seguinte redação: "Não desista não pare de crer, os sonhos de Deus jamais vão morrer, não desista não pare de lutar, não pare de adorar. Levante os teus olhos e vê Deus está restaurando os seus sonhos e a sua visão". Para ter essa postura temos que confiar em Deus e a Deus os nossos sonhos (Salmo 37.3-4; 40.1; 55.22). Na Bíblia temos inúmeros exemplos de pessoas que confiaram seus sonhos a Deus. Ana confiou que Deus realizaria o seu sonho de ser mãe (1Samuel 1.9-17), e sabe o que aconteceu? Nove meses depois nasceu Samuel (1Samuel 1.20). Neemias também confiou a Deus a realização do seu sonho de reconstruir os muros de Jerusalém (Neemias 2.5), e sabe o que aconteceu? Ele reconstruiu os muros. Deus realizou esse sonho (Neemias 6.15-16). O que José de Nazaré, Ana e Neemias tinham em comum? Eles confiavam em Deus.


Conclusão 
Sonhar é preciso, mas temos que sonhar os sonhos de Deus para as nossas vidas, realmente o que precisamos é da graça e do toque de Deus para deixarmos o medo de lado, nos colocarmos nas mãos de Deus e obedecermos a todas as orientações que ele nos der, confiando que é ele quem vai realizar esses sonhos. Que Deus nos abençoe e nos ajude em nossa caminhada em 2011 a sonharmos os sonhos dele para nossas vidas. Em nome de Jesus, Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário