terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sonhando o sonho de Deus

Quando nos deparamos com situações adversas a tendência é desanimar e desacreditar das experiências mais profundas que tivemos.
Quem passou por isso sabe do que falo, mas, após o toque da mão do Mestre, quando realmente nos entregamos a Ele, de toda alma e coração, esperamos e confiamos nossa vida em suas mãos, aprendemos que a Vontade dEle é boa , perfeita e agradável e não devemos querer impor nossas vontades, pois somos fracos e pecadores, nossa visão é limitada e muitas vezes errada, O Pai nos faz rever conceitos e tomar as experiências espirituais, vividas no manual da vida, a Bíblia, como norte e modelo de vida. As escamas caem e a Paz que Ele dá não é como o mundo dá.

SONHANDO O SONHO DE DEUS

Todo ser humano vive sonhando. Desde a infância até a morte, sonhamos muito. Quando crianças, sonhamos com os mais diversos rumos para nossas vidas. Lembro que  tinha meus sonhos...

Nós vivemos de sonhos e quando deixamos de sonhar por vezes, abdicamos da vida. Gostaria de abordar aqui  os sonhos de um grande homem: Moisés. A grande maioria de nós conhece a história de Moisés. Aquele menino hebreu que foi colocado em um cesto nas águas do Nilo para ser salvo de um decreto de faraó que havia mandado matar toda criança que nascesse dos hebreus do sexo masculino. Moisés foi salvo pela filha de faraó que o levou para ser amamentado pela sua mãe depois ele foi criado no palácio de faraó.

Moisés cresceu, e um dia caminhando pela terra do Egito viu um egípcio espancando um hebreu, ele então defende o agredido e acaba matando o egípcio. Faraó descobriu, e Moisés temendo a este, fugiu para o deserto. Ali no deserto se casou com uma das filhas de Jetro e passa aproximadamente 40 anos como pastor de ovelhas. Isso ocorre até que Deus o chama e dá a ele a missão de tirar o povo hebreu do Egito. Moisés volta para o Egito e é usado por Deus com sinais e prodígios, livrando assim o povo. Eles atravessam o mar vermelho e começam ali uma caminhada dos “famosos” 40 anos pelo deserto. Durante 40 anos Moisés foi o líder daquele povo. 40 anos ensinando a lei e os estatutos de Deus para eles. 40 anos ouvindo as murmurações e intercedendo por aquele povo. 40 anos vendo a providência e misericórdia de Deus sobre aquele povo e relembrando constantemente que o Senhor prometera uma terra que manaria “leite e mel”.

Imagino que um dos maiores desejos e sonhos de Moisés era ver a promessa de Deus se cumprir na vida daquele povo. Moisés já era idoso, tinha 120 anos de idade. Fico a imaginar ele “sonhando acordado” vislumbrando o povo atravessar o Jordão entrar na terra da promessa. Tomo licença para imaginar Moisés pensando em construir uma casinha no alto do monte e de lá ficar sentado numa cadeira de balanço com dor na coluna,  artrose,  e, mesmo entre as dores regozijar-se em ver do alto, o povo feliz  e alegre, desfrutando o que Deus havia prometido para eles. O sonho de Moisés seria razoável, justo, merecido.

Acredito que este é o maior sonho de todo líder; poder apresentar a Deus o seu rebanho e ver tudo o que ele pregou ensinou durante anos se concretizar na vida do povo. Creio também que tal é o desejo de muitos pais e mães em relação aos seus filhos.

Entretanto, Deus chama Moisés e o faz subir ao monte Nebo. Lá, mostra-lhe toda a terra desde Gileade até Dã e diz pra Moisés: “Esta é a terra que prometi pra Abraão, Isaque e Jacó olhe bem pra ela por que tu verás com os teus olhos mas não entrarás nela.” Tente imaginar a dor a decepção de Moisés ao ouvir estas palavras. Moisés chorou, magoou-se e até implorou a Deus que o deixasse entrar na terra da promessa quem sabe até argumentou com Deus: Que Deus é o meu senhor? Mas a resposta de Deus: foi não! E não me fale mais sobre isto!! (Dt 3:25-27)

Muitas vezes quando Deus não permite ou adia muitos dos nossos sonhos é porque os sonhos D’Ele para nós melhores e mais acertados em nosso favor. Por exemplo: O sonho de Pedro era realizar uma grande pescaria e quem sabe montar sua própria empresa no ramo da pesca, mas quando isto acontece, quando ele realiza uma grande pescaria, Jesus o chama pra abandonar as redes e se tornar pescador de homens. (Lc 5:4-10)

O sonho de Ana era ser curada da esterilidade e poder dar luz a um filho e deixar de ser zombada pela sua rival, mas o sonho de Deus era muito maior do que só curar Ana, o sonho de Deus era levantar um profeta em Israel para tirar seu povo da situação de pecado que eles viviam (I Sm 1)

Aprenda: Os sonhos de Deus, são maiores que os nossos sonhos!

Você já parou para se perguntar se o Pai Celestial não realizou seu sonho pelo fato D’Ele ter algo muito maior e melhor pra você!? Nós só conseguimos ver o presente, mas Deus vê o futuro, e ele sabe o que é melhor para nós.

Por que Deus não realizou o sonho de Moisés? Eu não sei dizer, me basta imaginar que Josué assumiu a liderança da congregação de Israel e no outro dia atravessou o Jordão e entrou com o povo na terra da promessa. Imagino que naquela mesma noite Deus tenha levado Moisés para a gloria. A bíblia diz que o corpo de Moisés nunca foi encontrado (V 6) e em Mt 17:3, quando o rosto de Jesus se transfigurou, apareceram duas pessoas, um era Elias e o outro era Moisés. Ora nós sabemos que Elias não morreu mas, foi arrebatado, agora Moisés experimentou a morte. Se Moisés apareceu ali, na transfiguração de Jesus foi porque ele foi levado por Deus. Se Deus assim o fez, me deixe divagar e pensar que no outro dia quando Josué e povo de Israel atravessaram o Jordão, Moisés estava em uma cadeira ao lado do trono de Deus assistindo a promessa de Deus se cumprir na vida do povo.

Deixe-me sonhar e imaginar Deus dizendo pra Moisés: “Tá vendo aí Moisés, seu sonho era ver isto do alto de um monte sentado em uma cadeira de balanço com 120 anos de idade e com as vistas fracas. Mas o meu sonho pra você era algo maior, eu te coloco ao lado do meu trono, na minha gloria, pra você daqui, sem nenhum sofrimento causado pela idade, ver que eu sou o Deus que cumpre todas as promessas!”

Saiba de uma coisa: Deus é o Deus que cumpre promessas e que tem coisas muito maiores e melhores do que nós sonhamos. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as coisa que Deus preparou para os que o amam.” (1 Co 2-9)

Se a chave está em sonhar o sonho de Deus, eu te convido a colocar todos os teus nas mãos de D’Ele, confiando que o melhor ainda está por vir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário