quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nosso corpo é templo do Espírito Santo

 Deus criou o homem de maneira especial, pois o formou à sua imagem e semelhança. O homem foi diferenciado das demais criaturas criadas por Deus pois recebeu corpo, alma e espírito.

(I Corintios 6:12) - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
(I Corintios 6:19) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos.
(I Corintios 6:20) - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
(Romanos 12:3) - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um
1 – DEUS CRIOU O CORPO HUMANO COM SABEDORIA
(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 1.1 O corpo, uma maravilha de Deus
(Salmos 139:14) - Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
1.2 Corpo, uma dádiva divina
(Gênesis 1:27) - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.1.3 Criado para o templo de Deus
Efésios 2:22) - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
2- O CORPO E SEUS SIGNIFICADOS BÍBLICOS
(Efésios 3:17) - Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

2.1 O corpo, um tabernáculo
(II Pedro 1:13) - E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações
(II Pedro 1:14) - Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado2.2 O corpo, vaso de barro
(Gênesis 2:7) - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
(Jeremias 18:6) - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR.
Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

2.3 O corpo, uma casa
(II Corintios 5:1) - PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
3 – DEUS EXIGE CUIDADO COM O CORPO
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
3.1 O corpo deve ser cuidado
(I Corintios 6:20) - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
3.2 O corpo não pode ser destruído
(I Corintios 3:17) - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
3.3 O corpo um sacrifício vivo
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
4 – SANTIFICANDO NOSSO CORPO PARA DEUS
(Levítico 8:10) - Então Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele, e o santificou;
(I Pedro 1:16) - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
4.1 A santidade das mãos
(Atos 19:11) - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
(I Timóteo 2:8) - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
4.2 A santidade dos pés
(João 13:8) - Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
(Efésios 6:15) - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
4.3 A santidade dos olhos
(Mateus 6:22) - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
(Apocalipse 3:18) - Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. ( colírio de Deus )

--------------------------------------------------------------------------------

CONCLUSÃO
O corpo humano, obra prima da criação de Deus, faz parte do propósito divino para nossa vida enquanto estivermos neste mundo. Sede santo meu irmão e minha irmã.

Pr. Paulo Mori – Bacharel Teologia – Licenciado Pedagogia – Filosofia; Pós Graduado Docência do Ensino Superior; Técnico Eletrônico / Profetico

Nenhum comentário:

Postar um comentário